26/04/2020

UPCYCLING X RECICLAGEM

Esclarecendo de vez a diferença

Bom, não tem assunto melhor para começar as postagens do blog do que esse né?

De todas as perguntas que costumo receber, acredito que essa seja uma das mais frequentes. Acaba que é complexo mesmo, porque os dois processos envolvem transformação. Isso significa que, nos dois casos, o resíduo vai ser utilizado para o processo.

RECICLAGEM E O PROCESSO PRODUTIVO

Primeiro, vale valorizar os profissionais que trabalham com isso! São tão importantes que o dia do reciclador e da reciclagem é celebrado 22 de novembro. 

Vamos, vamos lá, né? O que é essa tal de reciclagem, afinal???

undefined

A essência é: na reciclagem o resíduo é processado. Trata-se de pegar algo que não tem mais utilidade e transformá-lo novamente em matéria-prima. 

Ou seja, é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto.
undefined

UPCYCLING E O PROCESSO CRIATIVO 


Diferente da reciclagem, onde busca-se processar o produto para obter novamente matéria-prima, a reciclagem envolve criação. 

Uma latinha de alumínio não é processada para que se fabrique uma nova latinha (o que seria reciclagem), mas é transformada em um novo produto de maior valor agregado, como uma luminária, por exemplo.
undefined

Nosso objetivo aqui não é focar na reciclagem, mas nas possibilidades de se empreender reutilizando o que existe.

Se pararmos pra pensar, qual a matéria-prima mais abundante no momento? Resíduo.
undefined

Chocante né? 

Prefiro ver de uma outra forma: temos muuuita matéria-prima disponível, em todas as áreas possíveis de atuação, de todos os tipos, para reutilizarmos como quisermos!

E aí? Vamos nessa?

Bjbj,

Isa




Por Isabela Rozental