14/05/2020

DESCOBRINDO SEU PROPÓSITO

Com o método Ikigai

Mas, afinal, o que é Ikigai ?

O Ikigai é uma Etilogia, Um ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas e origens de um determinado fenômeno, Ou seja, a ideia é você encontrar o que dá sentindo a sua vida, O que te motiva.

Iki – Significa “Viver”

Kai(Gai) – Significa “A realização do que se espera”

Essas palavras juntas tem o conceito de uma razão para viver, um propósito para viver.

Agora é importante fazer umas perguntas...

Você sabe por que você se levanta pela manhã?

O que te faz levantar de manhã?

Se você acorda cedo, qual o sentido que tem para você acordar cedo?

O Ikigai é a sua razão de viver, É o motivo que faz você acordar todos os dias.

Entendido tudo isso, Nós temos 4 centros. São eles:




Com isso precisamos fazer umas perguntas. Vamos fazer uma lista para isso?

 O que você ama? (Lista tudo o que você ama fazer)
No que você é bom ? (Pergunte as pessoas mais próximas no que você bom, Vai te ajudar a montar a lista).
Em que eu posso ganhar dinheiro? (Essa resposta precisa já junção das respostas das perguntas anteriores, Quanto mais áreas melhor!).
Em que o mundo precisa de você?

Em que/como posso agregar valor para o mundo ?

Agora, com todas as respostas, você tem um caminho para chegar ao seu
Ikigai.

Voltando ao Gráfico nós temos alguns encontros:

undefined


O que você faz hoje se encaixa em qual área de encontro ?

Profissão: Você é bom no que faz e é bem pago por isso, Porém, Você não ama o que faz e o mundo, O mercado não precisa, O que leva você a não ter uma boa demanda e você vai ter o hábito de reclamar, por que você não ama e o mercado, O mundo não precisa, Ou seja você terá seu salário e vai fazer aquilo porque é sua profissão.

Paixão: Você é bom e você ama o que faz, Mas você não agrega valor ao mundo, O mercado não precisa, E você não recebe bem por isso, O que vai te levar a se auto cobrar demais pois você é bom, Você ama mais não é valorizado por que não tem demanda, Você faz apenas por paixão.

Missão: Você Ama o que faz, Você agrega valor ao mundo, Show ótimo, Mas, Você não recebe bem e você não é bom naquilo que faz, Você apenas faz o básico, Mas você ama, Você tem uma missão, mas gera conflito interno por que você será cobrado por melhorias.

Vocação: Você ganha bem naquilo o que faz, Você agrega valor ao mundo, Mas, você não ama e não é bom, Você está ali basicamente por causa do dinheiro e porque o mundo precisa, mas você futuramente vai achar chato, vai sentir que falta alguma coisa e o trabalho será tediante.

A ideia do Ikigai é você chegar ao centro de cada área conseguindo um equilíbrio entre as áreas.

O ideal seria justamente essa junção: você trabalhar com algo que ama, que é bom no que faz, o mercado precisa (logo você é bem recompensado) e você ainda agrega valor ao mundo.  

É muito importante encontrar as coisas que você gosta de fazer e que te dão prazer porque elas dão propósito à vida e levam a uma existência longa e feliz.

E não se trata apenas de viver por um longo tempo, mas de aproveitar a vida e saber o que você quer fazer com ela.

A grande ideia e sacada do Ikigai é que “se você encontrar algo que dê sentido à sua vida, isso o faz seguir em frente e o mantém motivado”.

Quando o trabalho é motivado por um propósito pessoal e há alinhamento entre seus valores individuais e os valores de uma organização (empresa), você fica mais satisfeito e produtivo. Isso é benefício para todos.

Em geral, somos tão obcecados com o sucesso e grandes metas que a vida acaba se tornando intimidadora. 

O legal do Ikigai é que você pode partir de coisas pequenas até chegar aos grandes objetivos de vida.

É importante nesse processo de autoconhecimento você se sentir grato, E independente da sua profissão, se você encontra o Ikigai você irá crescer na vida. Você se sentirá muito mais feliz, dará valor ao simples e o que realmente importa: sua qualidade de vida irá melhorar. Você viverá em paz e em harmonia com os centros do Ikigai.

Gostou? Aproveite para fazer essa atividade! Se quiser compartilhar com a gente, ficaremos muito feliz em ajudar como pudermos!

Com carinho,

Isa



Por Isabela Rozental