14/05/2020

COMO FAZER O MARKETING DIGITAL DO SEU PRODUTO SUSTENTÁVEL

As primeiras dicas (porque virão muitas)

Durante a nossa maratona do Empreendedorismo Sustentável, que conta com 21 lives, ocorreu a primeira live de como fazer o marketing digital do seu produto com a Pry, sócia do Re.aproveita e responsável por toda a estratégia de marketing. 

A Pry é muito além de uma mente brilhante. Ela trata o marketing com afeto. Entende o que as pessoas desejam sentir e como fazer sentir. Como chegar lá, naquele espacinho que marca o coração e cativa. 

A live foi de extrema importância para auxiliar quem está empreendendo e se lançando no mundo digital ou que quer melhorar sua performance.

Desde que a internet veio com a força total, as pessoas estão cada vez mais online e conectadas aos celulares. Estamos a todo tempo online e uma vez que usamos tanto as mídias sociais, como aproveitá-las a nosso favor? 

INVESTIMENTO NO MARKETING

Primeiro, devemos pensar no que não devemos fazer. As pessoas têm a falsa ideia de que só devem investir no marketing quando têm dinheiro. Isso está errado. O marketing deve ser um foco constante no negócio.

O próprio Facebook percebeu logo cedo a importância da entrega. A plataforma começou com distribuição orgânica de conteúdo, entregando para todo mundo. Com o tempo, ele foi entregando menos e começou a reter essa distribuição e a cobrar por essa entrega.

COERÊNCIA

As pessoas podem errar. Errar é humano. Acontece. Agora, sabemos que as informações no mundo digital alcançam muitas pessoas em questão de segundos. Quanto maior a influência de alguém virtualmente, maior a responsabilidade que essa pessoa carrega, visto que ela está impactando mais opiniões diretamente. Quando nos deparamos com o erro, ou seguimos com ele ou buscamos corrigí-lo. Se continuarmos fazendo as mesmas coisas, não teremos resultados diferentes. Um fator importantíssimo para o negócio digital é termos coerência com o que fazemos. Se uma pessoa divulga um pensamento que é completamente contrário ao que pratica, além dela não passar verdade, corre o risco de ser desmascarada.

O QUE OS OUTROS PENSAM É PROBLEMA DELES

Vão dizer que você é blogueira? Que sua raiz está ruim? Que o esmalte está descascando? O problema não é seu. Tem uma galera curiosa que está presente nas redes sociais para causar, mas tem uma galera comprometida. E é para essas pessoas que eu quero falar. Quero ajudar a melhorar a vida delas. É para essas pessoas que você também deve direcionar a sua atenção e preocupação. As pessoas podem criticar, mas as críticas não pagam nossas contas e não trazem nada de relevante quando não são críticas construtivas. Temos que aproveitar a ferramenta da internet e das redes sociais para usá-las a nosso favor.

MARKETING GRATUITO  E CRESCIMENTO ORGÂNICO

O seu foco deve ser em fazer o seu produto ser o melhor possível. Encontrar a melhor forma de aproximá-lo do seu público alvo. A estratégia de marketing bem feita é capaz de fazer você se tornar referência naquele assunto e isso te trazer um marketing espontâneo. Por exemplo: imagina que o seu nicho é upcycling de moda e você se torna referência em transformar calça jeans em saia. Quando alguém comentar sobre isso com um seguidor seu, a primeira reação da pessoa vai ser: “Nossa, eu conheço uma pessoa muito boa nisso, olha aqui o instagram dela!”. Seu seguidor, nesse caso, fez um marketing gratuito e você cresceu organicamente. 

E sabe qual é o objetivo por trás disso?

Que sempre que a pessoa venha a pensar em upcycling e moda, ela lembre de você. Você precisa ser referência no seu nicho. Da mesma forma que quando as pessoas pensam em Empreendedorismo Sustentável elas lembram do Re.aproveita. 

APRIMORAMENTO CONSTANTE

Sempre que tiver alguma dúvida, pesquise. Todo dia você precisa ter tempo para se dedicar ao seu marketing e ao seu produto. Se eu faço upcycling de moda, eu preciso ser a melhor nisso. Então todo dia eu vou estudar algo sobre upcycling de moda e sobre marketing.

É importante pensar em ter um diferencial e ele vem com conhecimento. Porém, conhecimento é tempo. A partir do momento que você aprimora seu conhecimento, quanto mais conhecimento você tem, mais corretamente você vai usar as estratégias que existem para aprender da melhor maneira. E é por isso que reforçamos a importância da constância. É como plantar uma semente e regar todos os dias para que dê flor. Para ser bom, é preciso haver trabalho e dedicação constantes. O marketing não foge disso.

VALORIZAÇÃO DO CLIENTE 

Live é dividir informação e ajudar o outro. Agregar valor na vida de outras pessoas. Quando pensamos em coisas para trazer para as pessoas, é trazer o que possa agregar valor à vida dessa pessoa.

Se você não tiver clientes, nao tem pra quem vender. Precisamos valorizar nossos clientes, tratá-los com carinho e atenção. Interagir com eles. Uma ótima ferramenta para isso são as lives. Live é dividir informação e ajudar o outro. Agregar valor na vida de outras pessoas. Quando pensamos em coisas para trazer para as pessoas, é trazer o que possa agregar valor à vida dessa pessoa.

Clientes precisam ser ouvidos. Como vou ajudar se nao sei o que ele precisa? Não podemos nos achar soberanos. Precisamos ouvir nosso cliente e entender suas dores, para saber como ajudamos ele. Responder perguntas em live e fazer compartilhada, ou seja, com algum seguidor seu, por exemplo, é uma ótima forma de mostrar sua preocupação com seu cliente e valorizá-lo.

E aí? O que acharam dessas dicas? A Pri arrasa ne? Essa girlboss não só é responsável por toda a estratégia de marketing do Re.aproveita, como ainda tem um Studio de Pilates e é mãe da Giovanna.

E aí a última dica fica por minha conta mesmo: quando a gente quer, a gente faz acontecer. A Pri é a prova social disso. 

E você? Vem com a gente fazer acontecer?

Com amor,

Isa



Por Isabela Rozental