25/05/20

Lapa Shoes - Sustentabilidade incorporada

A busca constante pela inovação

Ao longo da maratona do Empreendedorismo Sustentável, fizemos uma live com a Paula, fundadora da Use Lapa.

A Paula já trabalhava com sustentabilidade antes de fundar a marca. Por isso, quando falou sobre sua vontade de abrir a marca, confirmou algo que sempre comentamos no Re.aproveita: “Eu não saberia fazer de uma forma que não fosse sustentável. Isso faz parte de mim, de quem eu sou, e dos impactos que busco causar no mundo.”

Por aqui falamos bastante disso. Quando entendemos  a importância das nossas atitudes e o impacto que cada um de nós exerce com elas, a sustentabilidade se torna incorporada na nossa essência. A partir disso, tudo aquilo que fazemos e as pegadas que vamos deixando no mundo são apenas um reflexo daquilo tudo que somos.

A Lapa possui atitudes sustentáveis em diversas frentes. 

Lançaram a Lapa Recicla, uma linha de calçados produzida com tecido reciclado que  dispensa processos químicos, uso de água e garante emissão zero de carbono.



1 garrafa pet a menos no mundo utilizada na produção de cada par.

A Use Lapa, na verdade, explora diversos materiais sustentáveis. A Paula contou que vai 2 vezes por ano em 2 feiras que acontecem em São Paulo, uma em janeiro e a outra em junho. Por lá ela busca materiais ecológicos. É uma feira de novidades onde empresas brasileiras/da América latina trazem tendências de materiais que podem entrar no cenário de produção nacional. 

Assim, experimentando diversas texturas a Paula vai testando os materiais lançando coleções cápsula e vendo quais deles têm maior sucesso com o público. 

A ideia é ir trazendo novidades a cada coleção, mas tentando traduzir na Lapa o conceito de slow fashion. Isso significa mostrar ao consumidor que não precisamos estar lançando novos produtos a todo momento. Para lançar novos produtos, é melhor primeiro ter certeza de que a última coleção foi um sucesso para assim, com estoque esgotado, pensar na próxima. Estoque é algo over. Bom mesmo é produzir de acordo com a demanda, como a Paula disse que fazem. 

Você evita, dessa forma, ter produtos que não venderam e não precisa ter grandes investimentos a priori, já que produz de acordo com aquilo que vende

Buscando sempre inovar, a Paula contou em primeira mão que a Lapa vai lançar um tênis branco que é feito com sobra de pontas de linha, o que explica o calçado ter uns pontinhos mais escuros. Falamos, por isso também,  da importância de informar o propósito do material aos clientes para que entendam a coleção e estética.

A Lapa busca sempre que possível unir projetos sociais aos lançamentos das coleções. A Paula contou que fizeram uma ação há pouco tempo e convidaram clientes para participar de uma limpeza da Praça do Ó, localizada na Barra da Tijuca (RJ) até o Hotel Praia Linda, na orla da Barra. 

A marca tem essa preocupação de buscar alguma questão social ou ambiental sempre atrelada ao lançamento das coleções. Assim, a Use Lapa se torna também uma plataforma para dar voz a projetos sociais e educar a população de boas iniciativas que acontecem por aí.

Foi um prazer conhecer mais de perto tantas iniciativas incríveis e pensando no coletivo. Paula, já queremos marcar um café pós pandemia pra ouvir mais e mais histórias incríveis que você tem pra contar da Use Lapa!

Com amor,



Por Isabela Rozental