25/05/20

O DIGITAL É AGORA

Use o tempo ocioso a seu favor

Quem vem acompanhou a maratona do Empreendedorismo Sustentável percebeu que estamos a todo o tempo destacando a importância do digital para qualquer negócio/posicionamento. Essa pandemia só fortaleceu a necessidade de diversificação dos negócios e a relevância das marcas que conseguem atuar no online além do offline. 

O digital já está acontecendo e a segunda live da maratona com a Pry foi para falar exatamente sobre isso. 

O digital e a sustentabilidade não são o futuro, são o presente. O que essa pandemia fez foi mostrar isso pra gente na prática. Não dá para não pensar mais nesses dois aspectos.

E, apesar de estarmos vivendo em uma pandemia, precisamos fazer o uso do tempo da melhor maneira possível. Está difícil pra todo mundo de alguma maneira. Pessoas que além do trabalho precisam cuidar da casa, de eventuais acontecimentos, dos filhos, do psicológico, da saúde. Precisamos nos desdobrar em muitas tarefas. Isso vem acontecendo com todo mundo, mas isso não pode ser a desculpa pra você não fazer. Não pode ser a desculpa pra você não fazer o que quer e seja lá qual for o seu negócio ou ideia que você esteja pensando em desenvolver, você precisa atuar no digital.

Faça acontecer!

Aproveite o tanto de informação que temos disponível para fazer tudo girar e acontecer a seu favor. Cursos liberados gratuitamente, lives, conteúdo de sobra. Você pode escolher aquilo que vai te dar um retorno melhor para o que você quer aprender. Está mais do que na hora de nos mexermos para transformar a inspiração em transformação. Materializar as ideias.

Li uma matéria essa semana que achei muito interessante. Aquele óbvio que é sempre bom escutar sabe? Resumindo, a mensagem era: sempre tem alguém dizendo que tem licença poética para estar se descuidando e se sentindo pra baixo, porque tem muita gente assim. Ao mesmo tempo, sempre tem alguém produzindo, criando e evoluindo e dizendo que esse é o momento para tirar os sonhos do papel. O copo pode estar metade cheio ou metade vazio. A qual grupo você quer pertencer?

E, de todas as plataformas que auxiliam nesse crescimento profissional, o Instagram é aquela que mais recebemos perguntas sobre. Por isso, separei algum dos pontos que a Pry falou na live:

MÉTRICAS

Quanto ao Instagram, em relação às métricas: as métricas não ditam as regras. Você precisa entregar conteúdo de valor ao seu público. O que as métricas fazem é ajudar você a entender o que o seu público quer. Nesse momento em que muitas pessoas são seguidores passivos, ou seja, não respondem tanto às enquetes nem comentam muito nas fotos, as métricas ajudam a identificar a relevância do que você vem postando. 

CURTIDAS, ALCANCE E IMPRESSÃO NO INSTAGRAM

Curtidas, como a Pry diz, não dizem muita coisa. A métrica que mais guia nosso trabalho são as impressões, compartilhamentos e salvamentos. Quando alguém salva, é porque a pessoa achou aquilo interessante para ver de novo mais tarde. 

Alcance são quantas contas únicas viram o seu post. Significa que se o seu post apareceu pAra 30 pessoas, 30 é o número do alcance. 

Impressão é quantas vezes aquele post foi visto. Se você entra na conta 2 vezes, são 2 impressões. Logo, o número de impressões costuma ser maior que o número de alcance.

VOCÊ PRECISA SER VOCÊ: SUA MARCA PESSOAL

Se você trabalha em uma empresa que já oferece os serviços online, você precisa independente disso ter as suas próprias redes sociais. Se o seu Instagram é feito pela empresa, você deve criar uma página sua no facebook e no Instagram. Você pode postar conteúdos referentes ao local onde trabalha, mas é importante você postar da sua forma na sua rede pessoal e não se limitar ao conteúdos de trabalho diários. Você precisa fazer a sua própria propaganda. Você que está no contato frente a frente com o cliente, logo ele precisa saber mais sobre você. 

Já percebeu como muitas vezes quando nos deparamos com uma marca incrível queremos saber quem está por trás? Pessoas querem ver e sentir pessoas. Seus valores, crenças e atitudes.

NÃO SE PREOCUPE TANTO COM O FEED

Um feed perfeito não é o que vai fazer a diferença. A não ser que seu nicho seja específico em fotografia. Se não for o caso, ele precisa ser harmônico somente. O seu foco deve ser no conteúdo.




Por Isabela Rozental