
COMO TORNAR UMA OBRA MAIS SUSTENTÁVEL?
Obra consciente
Muitos setores causam danos ao meio ambiente. A construção civil é um exemplo disso.
Existe uma enorme quantidade de resíduos deixados em canteiros de obras e a matéria-prima também não é extraída da maneira mais ecológica possível.
No entanto, existem algumas medidas que podem auxiliar nesse processo, deixando o segmento menos agressivo ao meio ambiente.
Vamos nessa?
consigam captar essa água, como calhas, por exemplo.
Evite o consumo de energia em excesso
Assim como em qualquer outra situação, diminuir o consumo de energia, consequentemente ajuda a evitar gastos desnecessários, como analisar a possibilidade do uso de luz e ventilação natural.
Também é possível a geração de energia própria a partir do uso de painéis solares, sistemas para captação de chuva, como comentamos anteriormente, entre outros.
O planejamento já deve contemplar o máximo de aproveitamento de luz e ventilação artificial.
Opte por materiais sustentáveis
Um dos pontos mais importantes em uma obra é a escolha dos materiais que serão utilizados no decorrer do trabalho. Isso consegue garantir a sustentabilidade e também o orçamento controlado.
O reaproveitamento de determinados materiais pode ser um opção interessante, tal como pedras, revestimentos, móveis de madeira rústica. Tudo contribui para a redução do preço final.
Separe os resíduos
Assim como nas atividades do dia-a-dia, a separação dos resíduos por categorias em uma obra é de extrema importância.
É possível realizar essa divisão por três categorias diferentes.
A primeira categoria começa pela alvenaria, em que se inclui:
● pedras;
● argamassa;
● concreto;
● entre outros.
A segunda categoria dentro da construção civil seria a separação de resíduos, ou seja, facilitar a posterior destinação deles para reciclagem.
● plásticos;
● vidros;
● papéis;
● aço;
● madeira;
● papelões.
Na terceira categoria, inclui-se apenas o gesso, já que se trata de um material mais complexo que necessita de uma atenção especial.
Na quarta categoria são encontrados todos os tipos de produtos químicos usados em uma obra, como:
● óleos;
● tintas;
● solventes;
● entre outros.
Quando esse tipo de separação é feita, o processo de reciclagem de todos esses itens se torna mais fácil e, consequentemente, o uso deles também.
Construção sustentável
A princípio, pode parecer algo complexo, mas é aquilo: hábito. Se temos o hábito de fazer de forma insustentável, podemos adquirir o mesmo hábito para agir de maneira sustentável.
Estamos todos no mesmo barco!