26/04/2020

COMO TORNAR UMA OBRA MAIS SUSTENTÁVEL?

Obra consciente

Muitos setores causam danos ao meio ambiente. A construção civil é um exemplo disso. 

Existe uma enorme quantidade de resíduos deixados em canteiros de obras e a matéria-prima também não é extraída da maneira mais ecológica possível. 


No entanto, existem algumas medidas que podem auxiliar nesse processo, deixando o segmento menos agressivo ao meio ambiente. 

Vamos nessa?


consigam captar essa água, como calhas, por exemplo.

Evite o consumo de energia em excesso

Assim como em qualquer outra situação, diminuir o consumo de energia, consequentemente ajuda a evitar gastos desnecessários, como analisar a possibilidade do uso de luz e ventilação natural.

Também é possível a geração de energia própria a partir do uso de painéis solares, sistemas para captação de chuva, como comentamos anteriormente, entre outros.

O planejamento já deve contemplar o máximo de aproveitamento de luz e ventilação artificial.

Opte por materiais sustentáveis

Um dos pontos mais importantes em uma obra é a escolha dos materiais que serão utilizados no decorrer do trabalho. Isso consegue garantir a sustentabilidade e também o orçamento controlado.

O reaproveitamento de determinados materiais pode ser um opção interessante, tal como pedras, revestimentos, móveis de madeira rústica. Tudo contribui para a redução do preço final.

Separe os resíduos

Assim como nas atividades do dia-a-dia, a separação dos resíduos por categorias em uma obra é de extrema importância.

É possível realizar essa divisão por três categorias diferentes. 

A primeira categoria começa pela alvenaria, em que se inclui:

● pedras;
● argamassa;
● concreto;
● entre outros.



A segunda categoria dentro da construção civil seria a separação de resíduos, ou seja, facilitar a posterior destinação deles para reciclagem.

● plásticos;
● vidros;
● papéis;
● aço;
● madeira;
● papelões.



Na terceira categoria, inclui-se apenas o gesso, já que se trata de um material mais complexo que necessita de uma atenção especial.

Na quarta categoria são encontrados todos os tipos de produtos químicos usados em uma obra, como:

● óleos;
● tintas;
● solventes;
● entre outros.

Quando esse tipo de separação é feita, o processo de reciclagem de todos esses itens se torna mais fácil e, consequentemente, o uso deles também.

Construção sustentável

A princípio, pode parecer algo complexo, mas é aquilo: hábito. Se temos o hábito de fazer de forma insustentável, podemos adquirir o mesmo hábito para agir de maneira sustentável. 

Estamos todos no mesmo barco!



Por Isabela Rozental