03/05/20

QUARENTENA SAUDÁVEL

Maratona do empreendedorismo sustentável

Durante esse mês de maio, estamos realizando a "Maratona do empreendedorismo sustentável", com o objetivo de gerar conhecimento e trocar experiências com pessoas que empreendem de forma sustentável. E paralelamente às iniciativas sustentáveis que você vai desenvolver em casa e no seu negócio, VOCÊ precisa estar saudável. O seu próprio sistema, que é você, precisa estar em bom funcionamento.

Então, a primeira dica começa por nós:

1. Tente ouvir você. Como tem se sentido? O que tem sido incômodo? Como tem passado os dias? O que tem feito para se sentir melhor?

Esse autocuidado é individual e varia de pessoa para pessoa. Algumas práticas, porém, podem ajudar no processo: exercício físico, estabelecer uma rotina, encontrar um hobby que te agrade (ler, pintar, escrever).


2. Feche a torneira enquanto lava as mãos. 

A torneira aberta desperdiça água desnecessariamente. Na hora de ensaboar as mãos (principalmente nesse isolamento que pede um reforço na higiene para prevenção do Covid-19) evite deixar a água escorrendo.




3. Que tal testar novas receitas?

Quando pedimos comida, elas acabam sempre vindo em alguma embalagem, o que gera um resíduo desnecessário. Além disso, é um momento de relaxamento onde o saudável que falamos sobre autocuidado entra em ação. É um tempo inteiramente dedicado a você para preparar a sua comida da melhor maneira possível.





4. Uma horta então... será?

Os supermercados estão super cheios, né? Então, que tal fazer uma horta em casa? Uma dica para quem vai começar a jardinagem é cultivar temperos. Eles crescem rápido e têm cuidados simples. Manjericão e hortelã são boas pedidas.





5. Complemente com uma composteira! 

É a melhor utilidade para os resíduos orgânicos que vão ser gerados depois da preparação de algum alimento. A composteira transforma esse material em adubo, que pode ser usado na hortinha. 




6. Luz natural: sempre!

Aproveite para fazer um exercício, garantir a dose de vitamina D, economizar o uso de energia. Gosto sempre de pensar na sustentabilidade dupla: para o mundo e para nós. Não existe aquela frase de que “só se dá o que se tem”? É exatamente isso. Você precisa se amar para amar o mundo.







7. Esse é o momento de se livrar dos descartáveis.
 

É o momento ideal para perder o hábito de usar copo descartável no trabalho ou aqueles talheres de marmita. Estamos tendo tempo suficiente para transformar as novas mudanças positivas em hábitos. Que tal começar a levar a garrafinha pro trabalho e o talher também? 





8. Não deixe os aparelhos eletrônicos em stand- by.
 

Quando não estiver usando, lembre-se de tirar da tomada! A energia que eles consomem em stand-by podem representar até 12% do total da conta de energia da casa.





9. Separe o lixo.
Agora quem está em casa e tem mais tempo para cuidar dos afazeres domésticos, aproveite para separar o que descarta em três categorias de resíduos: orgânicos, recicláveis e lixo comum. 

Lembre que é importante limpar os itens recicláveis!




Por Isabela Rozental