06/05/20

PROJETO SOCIAL, COMO FAZER?

“Fazendo. É querer e fazer acontecer”

“Fazendo. É querer e fazer acontecer”, diz Thiago Portugal, gestor do Instituto Beija Flor e profissional do marketing, além de trabalhar também como consultor de projetos. Ele foi o convidado de uma das lives da "Maratona do empreendedorismo sustentável" no instagram do @re.aproveita e falamos sobre sustentabilidade em projetos sociais, entre muitos assuntos.

Essas lives de empreendedorismo sustentável estão incríveis, né? A conversa que tivemos hoje abordou assuntos como projeto social, projeto cultural, planejamento, leis de incentivo, captação.

E você? Já ouviu falar sobre o projeto do Instituto Beija Flor?


O Instituto Beija-flor é um projeto que consiste na gestão, realização e oferecimento gratuito de atividades, cursos e oficinas com o intuito de proporcionar bem estar e qualidade de vida através do reforço e aperfeiçoamento acadêmico, instrução e prática esportiva, difusão de cultura popular de múltiplas linguagens artísticas e riqueza gastronômica que são heranças inconfundíveis do nosso país.

Com um corpo de alunos composto por crianças, adolescentes, adultos e idosos, sendo estes portadores de especificidades físicas, cognitivas ou não e profissionais qualificados e comprometidos com a missão do projeto, o Instituto Beija-Flor oferece diversos cursos e especialidades.

Agora vamos aos insights da Live???



  • O único intuito de começar um projeto social deve ser ajudar. O seu propósito só pode ser esse. A forma que você encontra para isso é que vai diferenciar o seu dos demais. 

  • E caso você encontre pessoas fazendo o que você quer fazer, por que não tentar unir forças? Ninguém faz nada sozinho.

  • E esse foi um forte conselho do Thiago: caso você esteja prestes a começar um projeto social, lembre que cada vez mais pessoas estarão contando com você. É bom que você tenha “braços” para poder contar. Uma equipe que te fortaleça. Pessoas que acreditem no mesmo propósito que você e escolham caminhar do seu lado.

  • Não tenha medo de começar. Você pode ter a melhor base teórica possível, mas o crescimento profissional acontece no campo de batalha: na prática. Falo muito sobre isso quando perguntam sobre como começar a trabalhar com Upcycling e eu respondo: começando. Antes de acertar, erramos. E erramos mais. E os erros começam a fazer sentido. Aprendemos e els vão se transformando em acertos.

  • Tem um sentimento que precisa mover seu processo rumo a um projeto social: amor. O amor move pessoas, move projetos e move propósitos, pode acreditar.



Os outros insights relacionados a leis de incentivo e como aplicá-las em seus projetos, vamos postando aos poucos no nosso instagram e grupo do Facebook.

Que esse isolamento ensine mais sobre amor, união e preocupação com o próximo.


Com amor,

Isa



Por Isabela Rozental